12
Jan 09

O seleccionador da Argentina, Diego Armando Maradona, foi um dos seleccionadores que ajudaram à coroação de Cristiano Ronaldo como o melhor futebolista de 2008 da FIFA, apesar do seu pupilo Lionel Messi ter sido o principal adversário do português.

Apesar de não poderem votar nele, o seleccionador português, Carlos Queiroz, e o "capitão" da equipa das "quinas", Nuno Gomes, também ajudaram à vitória, hoje anunciada, de Cristiano Ronaldo, votando em jogadores que, teoricamente, não poriam em perigo o triunfo do português.

Carlos Queiroz votou em Xavi, quinto classificado, Kaká, quarto, e Zlatan Ibrahimovic, enquanto Nuno Gomes elegeu Ruud van Nistelrooy, Didier Drogba e Samuel Eto'o.

Já Maradona não "defendeu" Messi, dando os cinco pontos da sua primeira escolha a Cristiano Ronaldo, seguido de Ibrahimovic e Emmanuel Adebayor.

À semelhança do "deus" argentino, também os seleccionadores do Brasil, Carlos Dunga, e de Espanha, Vicente del Bosque, não ajudaram os seus (Kaká, Fernando Torres e Xavi), votando em Cristiano Ronaldo.

Dos "capitães" das selecções dos "rivais" do português, apenas o espanhol Iker Casillas não votou no português, enquanto o argentino Javier Mascherano e o brasileiro Lúcio escolheram Ronaldo como o melhor do Mundo.

Entre os treinadores portugueses no estrangeiro, apenas Paulo Duarte (Burkina Faso), alegadamente por não ter percebido que podia votar no compatriota, não colocou Cristiano Ronaldo na sua primeira escolha, ao contrário de Nelo Vingada (Jordânia), José Couceiro (Lituânia), Humberto Coelho (Tunísia) e Henrique Calisto (Vietname).

Nos países de língua oficial portuguesa, apenas João Pereira, "capitão" de Angola, e o holandês Mart Nooij, seleccionador de Moçambique, não colocaram Cristiano Ronaldo no primeiro lugar, embora o jogador dos "palancas negras" tenha votado o português para terceiro melhor jogador.

Além de Cristiano Ronaldo, outro português aparece na lista dos 23 nomeados, Deco, que somou apenas um ponto, fruto do terceiro posto que lhe foi atribuído pelo "capitão" de Timor-Leste, Alfredo Esteves.

publicado por Alberto Pita às 23:52

pesquisar neste blog
 
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

14
16

20
22

26
28
31


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

9 seguidores