15
Mar 09

O tempo anda estranho por todo o lado e, por causa disso, estão cada vez mais isolados os que não acreditam que andam por aí umas esquisitas alterações climáticas.

Eu ainda me acho uma dessas ilhas, apesar de já ter estado mais seguro. 

Não tenho argumentos novos, são os que todos conhecem. Ou seja, que temos muito poucos anos de estudo sobre o clima para podermos avançar com certezas e que não é líquido dizer-se que, a confirmarem-se as alterações neste momento, estas teriam como principal responsável o Homem. Esta teoria obrigar-me-ia a perguntar então como é que se explicam os degelos e as profundas mudanças - essas sim! - do planeta ao longo de milhares de anos.

Não será que estamos perante o "normal funcionamento" do planeta? Ou estarei eu para aqui a arranjar uma desculpa para poder manter o meu comportamento irresponsável?

Seja como for, este é um daqueles assuntos apaixonantes sobre os quais há sempre vontade de falar, apesar de já andar esgotado nos media.

Como todos sabemos, há muitos livros que se debruçam sobre o assunto, mas permitam-me que vos aconselhe, caso interesse, o "Sétimo Selo", de José Rodrigues dos Santos.

Tem história, factos reais e o autor beneficia de uma escrita empolgante.

Mas tudo isto vem a propósito de umas fotos que me chegaram ao email. As fotos são da neve nas serras da Madeira, que caiu como não caía há 40 anos - disseram os jornais - com a particularidade de este fenómeno ter distado menos de uma semana de um outro, diametralmente oposto, e que foi a onda de calor (africano) que chegou à Madeira, como todos nós temos sentido por estes dias. Ao ponto de na sexta-feira passada eu ter ido à praia.

Foi uma mudança de temperatura tão repentina - do frio "gélido" para o calor "abafado" de leste - que toda a gente se apercebeu e comentou.

Mas vamos às imagens, ainda que o seu autor permaneça desconhecido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por Alberto Pita às 22:24

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


pesquisar neste blog
 
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13

16
18
20

23
25
27
28

30
31


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

9 seguidores

subscrever feeds