21
Abr 09

Manuela Ferreira Leite leva esta terça-feira à noite ao conselho nacional a sua lista às europeias de dia 7 de Junho, depois da polémica em torno do lugar da Madeira, o oitavo, e da insatisfação da presidente do PSD/Açores, Berta Cabral , que acabou por indicar uma mulher, Maria do Céu Patrão Neves, ex-mandatária de Cavaco Silva nas presidenciais. Assim, os Açores que tinham o décimo lugar para Duarte Freitas, esperam obter o sexto lugar. O que significa que o nome dos Açores pode ficar à frente da Madeira, com Nuno Teixeira no oitavo lugar, depois da recusa de Sérgio Marques. Facto que seria inédito na história dos sociais-democratas.
A polémica no PSD adensou-se ontem por causa da lei da paridade. Um processo que levou Edite Estrela, do PS, a exigir que a presidente social-democrata esclarecesse se estava disposta a contornar a lei da paridade. De facto, do lado madeirense chegou a estar em cima da mesa o quarto lugar, se a equipa de Alberto João Jardim tivesse indicado uma mulher. PSD/Madeira e PSD nacional garantiram que não haverá contorno da lei, isto depois de ter sido atribuído a Guilherme Silva declarações sobre a desistência de duas mulheres da lista em prol da Madeira, pós-eleições. Teresa Morais e Regina Bastos eram os nomes apontados.

Em todo o caso, o conselho nacional promete aquecer esta terça-feira com as intervenções de Marco António, do PSD/Porto, sem representação nos dez primeiros lugares do Porto, e Passos Coelho que fará uma análise sobre o partido e resultados eleitorais.

Ontem, a lista não oficial para as europeias do PSD era: Paulo Rangel, Carlos Coelho, Teresa Morais, Mário David, José Manuel Fernandes. Faltava saber se os Açores ficariam com sexto lugar, o que implicaria uma mudança de posição de Regina Bastos.

O sétimo lugar estava previsto para um dirigente da JSD, Joaquim Biancard. Aliás, a JSD lançou a campanha 'lig@-te à Europa'. A ideia é percorrer o País a explicar a importância da Europa aos jovens.

O nono lugar era atribuído a Marina Leitão e o décimo estava em aberto. Inicialmente era potencialmente atribuído a Duarte Freitas, dos Açores.

A confirmar-se José Manuel Fernandes no quinto lugar, o autarca de Vila Verde não poderá ser recandidato. É uma regra imposta pela líder do PSD.

publicado por Alberto Pita às 12:58

pesquisar neste blog
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

15

19
20

27
28
30


mais sobre mim