12
Mai 09

O social-democrata, e madeirense, Guilherme Silva não gostou de saber que o primeiro-ministro ia visitar a ilha neste momento.

«É claro que o primeiro-ministro tem o direito de visitar a Madeira, mas é impossível deixar de observar este gesto como algum oportunismo eleitoralista. Espero que esteja enganado, mas talvez o primeiro-ministro possa modificar a forma de apreciar e intervir a forma como trata os assuntos madeirenses», disse à TSF.

José Sócrates visita a Madeira sexta-feira de manhã e tem previstos encontros com o ministro da República, com o presidente do Governo Regional da Madeira, com alunos de uma escola no Funchal onde irá distribuir computadores Magalhães e um almoço com empresários madeirenses ligados, sobretudo, ao sector do turismo.

Alberto João Jardim já se pronunciou sobre esta visita, a qual ajudou a preparar juntamente com o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, que é quem tem o dossiê das Regiões, para dizer que o primeiro-ministro será bem-vindo e recebido de «braços abertos» na Madeira.

Esta é a primeira vez que Sócrates visita como primeiro-ministro a Madeira, desde que assumiu o cargo em 2005.

Neste período, apenas fez uma deslocação à Madeira na qualidade de secretário-geral do PS para apresentar a sua moção no penúltimo congresso do partido.

Entre Alberto João Jardim e José Sócrates já houve muita troca de críticas e acusações, estando no epicentro da discussão a "famosa" e fortemente constestada lei de Finanças Regionais, que veio diminuir as transferências financeiras para a Madeira.

Devido a esta lei, Alberto João Jardim pediu, numa atitude completamente inédita, a demissão de presidente do Governo a 19 de Fevereiro de 2007, forçando o Presidente da República a convocar eleições antecipadas para o dia 6 de Maio.

O PSD-M venceu essas eleições com o seu segundo melhor resultado de sempre, o PS-M foi o grande derrotado naquela noite, o que levou à demissão do então líder do PS-Madeira, Jacinto Serrão.

publicado por Alberto Pita às 22:52

pesquisar neste blog
 
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
16

20

25
26
29

31


mais sobre mim