13
Out 09

61 anos depois, a Imagem Peregrina da Virgem de Fátima regressou à Madeira e Porto Santo para uma visita que se prolonga até Maio de 2010.

O Bispo do Funchal considera que a passagem da Virgem pelas paróquias da Diocese é “um tempo especial de graça, tempo de revisão de vida e conversão pessoal, tempo de oração e de renovação das famílias, dos grupos apostólicos, das comunidades cristãs no seu todo".

Em conferência de imprensa, D. António Carrilho disse ser “com muita alegria" que a Diocese do Funchal recebia a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

A mesma chegou à Madeira esta segunda-feira, dia 12 de Outubro, e teve transmissão televisiva em directo. A estátua permanecerá na Madeira, percorrendo as paróquias e algumas instituições da Igreja, até ao dia 13 de Maio de 2010.

“Passará a Imagem e com ela a Mensagem de Esperança e de uma Igreja em Missão”, indicou o Bispo do Funchal.

No Largo do Município, no centro da Cidade, estiveram afixados dois écrans gigantes, para acompanhar a cerimónia de saudação e o Terço. Vários milhares de fiéis encheram o largo.

O adro da igreja do Colégio e  zonas envolventes estiveram decorados com flores brancas, oferecidas por populares.

Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem da Virgem Peregrina de Fátima foi oferecida pelo Bispo de Leiria e coroada solenemente pelo Arcebispo de Évora, a 13 de Maio de 1947. A partir dessa data, a imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.

A última ida da Imagem Peregrina ao Funchal remonta ao ano de 1948. D. António Carrilho considera que “por este motivo e, sobretudo, pela grande devoção mariana do bom povo da Madeira e Porto Santo, estou certo do fervoroso acolhimento, que lhe será prestado, e de expressivas manifestações de fé, por toda a parte, como penhor dos melhores frutos espirituais e renovação pastoral para a nossa Diocese”.

O Bispo do Funchal espera que esta seja “uma forma de fazer unidade, motivar e mobilizar as paróquias, na caminhada preparatória da celebração dos 500 anos da Diocese”, que terá lugar em 12 de Junho de 2014.

A Imagem chegou ao Aeroporto da Madeira pelas 18h55 de segunda-feira, viajou no veículo que serviu como “papamóvel”, aquando da visita de João Paulo II em 1991, para o Largo do Município (Funchal), onde decorreu a recitação do Terço, seguida da procissão de velas rumo à Sé, onde a imagem ficará até 18 de Outubro.

Fonte: Agência Ecclesia

Conheça todos os passos desta pere: www.imagemperegrinafunchal.blogspot.com

publicado por Alberto Pita às 22:08

pesquisar neste blog
 
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
14
16

18
21
23
24

26
28
30


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

9 seguidores