13
Jan 08

O Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Central do Funchal já recebeu solicitações para a Interrupção Voluntária da Gravidez (IBG), disse, hoje, à agência Lusa, o seu director, o médico Miguel Ferreira.

 «O serviço já foi solicitado», referiu o director do serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Central do Funchal, escusando-se a dar informações sobre o número de intervenções.

Miguel Ferreira adianta que, «tecnicamente, está tudo a correr bem».

O director clínico do Hospital Central do Funchal, João Manuel Rodrigues, também se escusou à Lusa sobre o número de intervenções feitas, «por ser matéria sigilosa», o mesmo acontecendo com o secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Ramos, que disse não ter «nenhuma informação a esse respeito».

Francisco Ramos chamou, também, a atenção que a Portaria que dá como unidade de referência para a IVG na Madeira o Hospital Central do Funchal «entrou apenas em vigor a 01 de Janeiro».

A portaria n/o 138/2007, de 28 de Dezembro do Governo Regional revogou a sua congénere que fixava como estabelecimento hospitalar para a IVG nas mulheres na Madeira a Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.

Esta Portaria determinou ainda como estabelecimento de saúde reconhecido na Região para aquele mesmo fim nas situações previstas no artigo 142 do Código Penal o Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Central do Funchal, do serviço Regional de Saúde, E.P.E.

A Portaria prevê ainda a celebração de um contrato-programa entre a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais e o Serviço Regional de Saúde, E.P.E. que consignará as verbas para a satisfação dos encargos decorrentes da prestação destes cuidados.

A Lei n/o 16/2007, de 17 de Abril, que estabelece o regime da IVG foi objecto de celeuma na Madeira pelo facto do Governo Regional, na altura, remeter os seus custos para o Serviço Nacional de Saúde com o argumento de que não disponha de verbas disponíveis para esse fim no Orçamento Regional de 2007.

publicado por Alberto Pita às 17:59

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


pesquisar neste blog
 
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

15
17

21

27


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

9 seguidores

subscrever feeds