Alarcão Troni, presidente cessante do INATEL, confirmou à Lusa que está previsto o fecho do Centro de Férias do Santo da Serra, por ser altamente deficitário e estar situado junto a um matadouro regional. A ideia é passar para uma zona mais próxima do Funchal, mas ainda não há qualquer data para o seu encerramento.
O INATEL, fundado em 1935 pelo então chefe do governo Oliveira Salazar com o nome de FNAT - Fundação Nacional para Alegria no Trabalho (FNAT), criou um novo conceito de lazer em Portugal, e 73 anos depois vive a sua passagem a fundação. O seu vasto património avaliado a preços de mercado em 500 milhões de euros, é composto por por 15 centros de férias (entre eles está a Madeira e Porto Santo), dois estádios, sete pavilhões gimnodesportivos e uma piscina, em Angra do Heroísmo. É também sua propriedade o Teatro da Trindade, adquirido em 1962, e a escola de Párapente, em Celorico da Beira, para além da sua sede em Lisboa e a Loja Inatel, no Palácio da Independência e, ainda delegações em cada capital de distrito, incluindo Horta, Angra do Heroísmo.
O Inatel é o terceiro maior grupo hoteleiro português (15 hotéis e 15 restaurantes), depois dos grupos Pestana e Vila Galé com uma oferta média de 1.300 camas e o primeiro grupo português de restauração com 1,5 milhões de refeições anuais e 510 mil dormidas registadas em 2007.
Fonte: Texto da autoria integral do Jornal da Madeira