09
Ago 08

Maribel Gonçalves (atletismo), Filipe Bezugo (ginástica), Cristiano Ronaldo e Danny (futebol) são as “baixas” entre os madeirenses para os Jogos Olímpicos que se inciaram ontem em Pequim.

Se a selecção de futebol, tal como é habitual, falhou as olimpíadas, o ginasta do Nacional desta feita não logrou o “passaporte” para Pequim, ao passo que a marchadora do Marítimo obteve os mínimos mas ficou de fora da equipa, em detrimento de Susana Feitor, Inês Henriques e Vera Santos.

Perto de seguir para o Oriente, há que mencionar mais dois outros madeirenses que falharam, por pouco, o apuramento: Dany Gonçalves (no atletismo — 4x100 metros planos) e Flávio Cruz (na selecção nacional sénior masculina de voleibol). Ainda em comparação 2004, a presença insular foi acrescida com mais três atletas nos Jogos Paralímpicos, designadamente com as participações de Rodolfo Alves (atletismo), Alcides Fernandes e Lino Rodrigues (basquetebol), sendo que este ano há também que contar com Emanuel Gonçalves (natação).
Nesta edição dos Jogos Olímpicos, eis os madeirenses presentes:

João Rodrigues (Prancha à vela)
Marco Vasconcelos (Badminton)
Ana Moura (Badminton)
Marcos Freitas (Ténis de Mesa)
Helena Rodrigues (Canoagem)
Alberto Paulo (Atletismo)

Tudo começou em 1928 com a esgrima
A entrada de madeirenses em Jogos Olímpicos começou em 1928, em Amesterdão (Holanda), quando Sebastião Herédia apurou-se na modalidade de esgrima. Quatro anos volvidos, Herédia repetiu a proeza, voltando a marcar presença, no caso em Los Angeles1932, mas então na disciplina de Pentatlo Moderno. Seguiram-se depois 56 anos sem qualquer “sotaque” madeirense na maior competição desportiva do planeta. Foi, pois, necessário esperar até Seul1988, para que um atleta da Região integrasse a comitiva portuguesa. O feito coube ao nadador Paulo Camacho, do Clube Naval do Funchal. Foi o mote para o "boom" que se vem assistindo nas últimas duas décadas. Quatro anos depois, em Barcelona, já os madeirenses se apresentaram com uma representação significativa, de cinco atletas: Ricardo Fernandes (badminton), Ricardo Portela (hipismo), Paula Saldanha (judo), Paulo Martins (luta greco-romana) e João Rodrigues (vela), este último do Centro de Treino Mar, que viria a iniciar um percurso histórico.
Seguiram-se os Jogos de Atlanta1996, com João Rodrigues a “bisar” e Catarina Fagundes, velejadora do Clube Naval do Funchal, a completar a representação madeirense. Sidney2000 voltou a privilegiar a participação de apenas dois madeirenses — Marco Vasconcelos (badminton) juntou-se a João Rodrigues, mas dois paralímpicos também estiveram na Austrália: Rodolfo Alves e Alcides Fernandes. Vieram depois os Jogos de Atenas2004, com o recorde de participação de madeirenses, com o mesmo “filme” agora em Pequim2008.

Quatro medalhas para lusos?
Portugal conquista um recorde de quatro medalhas — uma de ouro, duas de prata e uma de bronze - nos Jogos Olímpicos Pequim2008, caso se confirmem os favoritismos apresentados num livro disponível no principal centro de imprensa (MPC). O livro "Sports Facts & Figures Guide — For the media", com 630 páginas, tem, no entanto, uma lacuna: Naide Gomes não surge nas 10 favoritas no salto em comprimento feminino, apesar de deter a melhor marca mundial do ano. Segundo o livro, os heróis portugueses em Pequim2008 vão ser Vanessa Fernandes, previsível campeã olímpica do triatlo, a judoca Telma Monteiro e o atirador João Costa, "candidatos" à medalha de prata em -52 kg e na pistola livre a 50 metros, e o velejador João Rodrigues, que apontado como 3.º favorito na prancha “RS:X.”.

A origem/início do evento
Os Jogos Olímpicos compõem um evento desportivo que ocorre a cada quatro anos, após o período da olimpíada, e que reúne atletas de quase todos os países do mundo, para competirem em várias categorias de desporto. Tradicionalmente costuma-se afirmar que os primeiros Jogos realizaram na Grécia Antiga no ano 776 AC, como uma importante celebração e tributo aos deuses. Tendo sido proibidos pelo imperador cristão Teodósio I em 393 da era actual, por serem uma manifestação do paganismo. Porém, em 1896, um aristocrata francês, Barão de Coubertin, recuperou os Jogos tentando reavivar o espírito das primeiras Olimpíadas, que passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos desde então (como a tradição grega), tendo sido interrompidos apenas durante a 1.ª e a 2.ª Guerra Mundial.

Em 28 edições de Jogos Olímpicos, são muitas as prozas de atletas nacionais, com subidas ao pódio e respectivas medalhas.

Eis os medalhados:
1924 PARIS — EQUESTRE (Prémio das Nações) BRONZE: Aníbal Almeida, Hélder Martins, Mouzinho de Albuquerque e Luís Menezes.
1928 AMESTERDÃO — Esgrima (Espada por equipas) BRONZE: Paulo Leal, Mário Noronha, Jorge Paiva, Frederico Paredes, João Sasseti e Henrique Silveira.
1936 BERLIM — EQUESTRE (Prémio das Nações) BRONZE: Luís Silva, Domingos Coutinho e José Beltrão.
1948 LONDRES — EQUESTRE (Ensino por equipas) BRONZE: Fernando Paes, Francisco Valadas e Luís Silva; VELA (Swallow) PRATA: Duarte Bello e Fernando Bello.
1952 HELSÍNQUIA — VELA (Star) BRONZE: Joaquim Fiúza e Francisco Andrade.
1960 ROMA — VELA (Star) PRATA: Mário Quina e José Quina.
1976 MONTREAL — ATLETISMO (10.000) PRATA: Carlos Lopes; TIRO (Fosso olímpico) PRATA: Armando Marques.
1984 LOS ANGELES — ATLETISMO (Maratona) OURO: Carlos Lopes; ATLETISMO (Maratona) BRONZE: Rosa Mota; ATLETISMO (5.000) BRONZE: António Leitão.
1988 SEUL — ATLETISMO (Maratona) OURO: Rosa Mota.
1996 ATLANTA — ATLETISMO (10.000) OURO: Fernanda Ribeiro; VELA (470) BRONZE: Hugo Rocha e Nuno Barreto.
2000 SIDNEY — ATLETISMO (10.000) BRONZE: Fernanda Ribeiro; JUDO (- 81 kg) BRONZE: Nuno Delgado.
2004 ATENAS — ATLETISMO (100) PRATA: Francis Obikwelu; CICLISMO (Estrada) PRATA: Sérgio Paulinho; ATLETISMO (1.500) BRONZE: Rui Silva.

Fonte: Texto da autoria do Jornal da Madeira

*com adaptações

publicado por Alberto Pita às 20:59

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


pesquisar neste blog
 
Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9


19
20
21
22
23

24
25



mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

9 seguidores

subscrever feeds