Os pagamentos no âmbito do programa “Pagar a Tempo e Horas” estarão todos concretizados até finais da primeira quinzena deste mês, garantiu ao JORNAL da MADEIRA o secretário regional do Plano e das Finanças, Ventura Garcês.
Segundo o governante, tais pagamentos permitirão, graças ao financiamento de 256,6 milhões de euros assegurado pelo Estado e por bancos, regularizar uma grande maioria dos pagamentos aos fornecedores. Nesta “leva” estão a ser pagos pequenos, médios e grandes fornecedores do Governo Regional.
Recorde-se que o programa, suportado pelo Governo da República, disponibilizou um empréstimo de 102,6 milhões de euros à Região, ou seja 76% dos fundos disponibilizados pelo Estado para Regiões e autarquias.
Refira-se ainda que o programa permitiu o financiamento total na ordem dos 335 milhões de euros, para regularização de dívidas a empresa privadas, mas só 40% (134 milhões) foram assegurados pelo Estado. Os restantes sessenta por cento, que correspondem a 201 milhões de euros, foram assegurados por instituições de crédito.
Ou seja, no seu todo, a Madeira foi autorizada a contrair um empréstimo de 256,6 milhões de euros.
Fonte: Texto da autoria integral do JM