O primeiro-ministro, José Sócrates anunciou, esta segunda-feira, que os custos da reconstrução da Madeira ultrapassarão os mil milhões de euros. Numa conferência de imprensa, ao lado do presidente do Governo Regional da Madeira, Sócrates assinalou que o trabalho da comissão que avaliou os prejuízos do temporal de 20 de Fevereiro está terminado e confirmou que o Governo vai pedir dinheiro emprestado ao Banco Europeu de Investimento (BAI).
«O Governo da República contrairá um empréstimo junto do BAI. Esse empréstimo será de 250 milhões de euros e será colocado à disposição do Governo Regional para financiar as obras de reconstrução. Por outro lado, nós reafectaremos os nossos fundos comunitários por forma a que 265 milhões de euros de fundo de coesão estejam agora disponíveis para as candidaturas que o Governo Regional da Madeira apresentará», revelou o primeiro-ministro, citado pela «TSF».
O chefe de Governo acrescentou que no esforço da reconstrução da Madeira o Estado vai assumir responsabilidades na ordem dos 740 milhões de euros e o Governo regional, juntamente com donativos privados e seguradoras, vão suportar 309 milhões.
Fonte: Agência Financeira