14
Jul 10

As autarquias de Lisboa, Sintra, Cascais e as Regiões Autónomas da Madeira e Açores não escaparam ao corte de "rating" da Agência Moody's.

No seguimento do ‘downgrade' do risco do crédito de Portugal em dois níveis, a agência de notação financeira decidiu cortar também o ‘rating' dos municípios de Lisboa, Sintra e Cascais, e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira em três níveis.
No caso dos municípios de Cascais e Sintra, o ‘rating' da dívida passou de uma notação de "Aa2" para "A1", e no caso de Lisboa, Açores e Madeira, a nova classificação do crédito passou a ser de "A2" face ao "Aa3" que tinham anteriormente.
No entanto, ao contrário da avaliação da Moody's para Portugal, que contou com um ‘outlook' estável, no caso destas regiões, a agência de notação financeira norte-americana apresenta um ‘outlook' negativo.
"O ‘downgrade' de dois níveis do ‘rating' das obrigações do governo português tem implicações no ‘rating' dos governos locais e regionais do país", explica Sebastien Hay, vice-presidente e responsável sénior da equipa de dívida da Moody's.
Para Hay, apesar das administrações locais e regionais portuguesas terem uma substancial autonomia sobre a sua gestão financeira, o corte é justificado porque "o governo tem um controle total do sector via legislação que lhe permite impor limites estritos ao nível das taxas de impostos e dos níveis de dívida".
No relatório divulgado hoje realizado por Sebastien Hay e Mauro Crisafulli, os dois analistas referem ainda que "no contexto de níveis de incerteza de transferências governamentais futuras, a Moody's acredita que os municípios portugueses classificados, provavelmente, não terão margem financeira suficiente para que a qualidade do seu crédito seja mais forte do que a do próprio país".

Fonte: Diário Económico.

publicado por Alberto Pita às 23:32

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


pesquisar neste blog
 
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
15
16
17

18
19
20
21
23

26
27
28
29
30
31


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

9 seguidores

subscrever feeds